terça-feira, 14 de junho de 2011

Educação Ambiental,é o que precisamos?

Problemas das Pilhas junto ao Meio Ambiente

problemas-das-pilhas-junto-ao-meio-ambiente.jpg
A pinha é um produto que prejudica e muito o meio ambiente, pois quando depositados em lixões liberam componentes tóxicos que contaminam o solo e lençóis freáticos, afetando assim o meio ambiente e o próprio homem.
Ela pode também afetar na qualidade do produto na compostagem do lixo orgânico. Pois a realização de sua queima pode afetar muito a atmosfera, quando queimada os seus resíduos tóxicos permanece nas cinzas assim contaminando a atmosfera.
O certo a fazer com as pilhas é devolvê-las ao local de compra depois de usada, pois eles repassam aos fabricantes ou importadores para que eles adotem o método por meio de terceiros o procedimento correto da reutilização, reciclagem feita ambientalmente adequada do produto.

Atitudes positivas para o meio ambiente

Atitudes positivas para o meio ambiente
O meio ambiente é algo que precisa da atenção de todas as pessoas, afinal somos todos responsáveis para que possam continuar diversas cidades e matas, o interior dos estados brasileiros são os que mais têm matas e é neles que acontecem com mais frequências o desmatamento. Se você é daqueles que se preocupam com o bem estar do planeta e de quem ainda está por nascer deve começar a ter algumas atitudes que vão ajudar a mudar muitas coisas, por exemplo, o simples fato de jogar um papel de bala no chão se for repetido por várias pessoas pode ocasionar toneladas de lixo e nos dias de chuva as correntes de água podem levar todo esse lixo para a boca de bueiros causando desastres como enchentes, que causam o desaparecimento de pessoas nas enxurradas e até mesmo morte. Nunca jogue nada no chão, guarde-o até encontrar uma lixeira nas ruas ou praças para se desfazer dele, essa atitude simples, com certeza evitará muita coisa ruim.
Economizar água e luz em sua casa também são atitudes positivas para o meio ambiente, pois como sabemos estudiosos dizem que em poucos anos vamos ficar praticamente sem água potável, então não podemos desperdiçar aquilo que por enquanto existe em abundância. Na hora de escovar os dentes e tomar banho abra a torneira apenas quando for necessário, isso pode evitar que muita coisa ruim aconteça, não agora, mas sim num futuro que está mais próximo do que muitas pessoas imaginam.
Reciclar lixos é fundamental para não prejudicar o meio ambiente e é em sua casa que esta reciclagem deve começar para evitar que muitas coisas ruins aconteçam não só agora como no futuro, as pessoas que fazem queimadas devem evitar essa prática, pois isso é o que mais prejudica a vida dos animais nas florestas. Faça a sua parte e se ficar sabendo de pessoas que estejam desmatando, mesmo propriedades particulares não deixe de denunciar isso pode fazer muito bem para o planeta.

Meio ambiente do Brasil

Meio ambiente do Brasil
A maior floresta tropical do mundo, com 6,6 milhões de km² espalhados pelos países da América latina, entre florestas úmidas, terras secas, matas firme, cerrados, savanas e manguezais. Seus rios juntos somam um quinto da água doce do planeta.
Além disso, possui a maior biodiversidade conhecida. Algumas espécies de animais só são vistas aqui, na Amazônia, acredita-se que apenas 10% de tudo o que você pode encontrar aqui seja de conhecimento humano.
A floresta amazônica é de grande serventia, conhecida como o “pulmão do mundo” devido aos fungos, e plantas que lá existem, alguns animais existem somente aqui, o que faz o nosso país pensar e acordar e fazer planos emergenciais para proibir esse tipo de coisa, como o desmatamento, e queimadas.
meio ambiente brasileiro
Amazonia
meio ambiente no brasil
Fernando de Noronha

Conceito de meio ambiente

conceito-de-meio-ambiente.jpg
Meio ambiente é o conjunto de interações físicas, químicas e biológicas que permitem e abriga vidas de varias formas, como plantas, pássaros e outros tipos de animais, inclusive o ser humano.
Quando pensamos em meio ambiente logo vem a nossa cabeça uma imagem de florestas, grama e arvores, não está errada, mas na verdade meio ambiente não é apenas isso, essa imagem de floresta e apenas um exemplo de meio ambiente.
Tudo que tenha um clima bom e condições para se viver pode ser considerado parte do meio ambiente, é lógico que isso é uma visão um pouco mais profundo do assunto, mas é a mais correta.

Dicas para preservar o meio ambiente e qualidade de vida

Dicas para preservar o meio ambiente e qualidade de vida
As pessoas estão sempre atentas a coisas como a educação dos filhos, moda, estudo, trabalho, relacionamento, informação, mudanças, enfim, em todos os campos da vida a tendência é fazer cada vez mais uma evolução para melhor. Atitudes simples e escolhas conscientes em nossa rotina podem fazer milagres pelo nosso bem-estar e pelo meio ambiente.
Visto que para muitas pessoas não basta apenas dar conta das coisas que se tem que fazer hoje, mas é necessário garantir também o amanhã, e isso se dá também com o meio ambiente. Se procurarmos buscar garantir para nós e nossa família o melhor no futuro, cuidaremos hoje do meio ambiente.
Uma das coisas que podem ser feitas é adquirir uma postura diferente aos meios de transporte. Quantos carros espalhados em apenas uma cidade possuem dentro um passageiro apenas? A ideia de dar carona a alguém que tem carro pode soar estranha, mas pode ser muito benéfica contra o aquecimento global.
Boa parte do tempo que se gasta no trânsito se deve a falta de planejamento, as duas horas de congestionamento por exemplo, poderiam ser duas horas de caminhada ou de andar de bicicleta fazendo algum exercício físico e trazendobenefícios a sua saúde.
Pensar no amanhã tanto para si mesmo quanto para os demais e para a natureza envolve fazer mudanças que, em longo prazo podem ser excelentes maneiras de ter melhor qualidade de vida. Portanto, procure replanejar sua rotina e veja o que pode fazer de melhor para si e para o meio ambiente. O planeta e o seu corpo agradecem!

Meio ambiente e qualidade de vida

Meio ambiente e qualidade de vida
Sabemos que meio ambiente e qualidade de vida estão completamente ligados, hoje em dia é preciso colocar em primeiro lugar a natureza porque é através dela que sobrevivemos, mas o que está acontecendo já há décadas é que a população que não estava conscientizada e cresceu não dando valor para o meio ambiente consequentemente a globalização tomou conta do mundo e hoje em uma atualidade moderna e muito avançada estamos sofrendo com o que está acontecendo, são cada vez mais comuns furacões e tempestades fora de época, às estações do ano não são como antes e muitas vezes elas se confundem fazendo calor no inverno e dias frios no verão ou quando massas de ar quente tomam conta do verão elevando as temperaturas acima da média e no inverno algumas regiões que antes não sofriam com o frio da estação hoje acordam com manhãs geadas.
Campanhas publicitárias, celebridades famosas, cantores e outros ícones admirados ajudam a população se conscientizar de que é preciso preservar o meio ambiente para garantir nossa qualidade de vida e das futuras gerações. Não é só separar a coleta de lixo, não jogar papel no chão ou poluir o ar é preciso saber o quanto é importante em nossa vida mantermos respeito a natureza que é uma fonte primária. A qualidade que tantos buscam não quer dizer somente em ter tempo livre para fazer compras, para ir para a academia, ou fazer uma dieta e incluir alimentos saudáveis, é geral para que todos tenham mais qualidade de vida mais fontes sustentáveis e assim cada um fazem sua parte garantindo a salvação do planeta.
As questões sobre o meio ambiente não é um problema para ser resolvidas, mas diremos que o assunto que envolve meio ambiente devemos dar mais valor e atenção, já que dependemos disso para o futuro, para garantir qualidade de vida é preciso muito mais do que respirar ar puro mas ter a noção de tudo o que fazemos tem consequências e não é hoje nem amanhã que sofreremos, é o mundo daqui dez, vinte, trinta, cinqüenta anos que está em jogo. Qualidade de vida é o que todos querem, mas para ter precisamos dar mais valor para a qualidade que hoje temos

JOGUE O LIXO NO LOCAL CERTO!

Para trabalhar com nossas crianças.

Meio Ambiente: Poluição do Ar, da Água e do Solo.

Meio ambiente e sustentabilidade

Momento de Reflexão!
Oi, amigos!!!
Vejam esse vídeo!!!!
Momento Ambiental.

sábado, 4 de junho de 2011

5 de junho-Dia do Meio Ambiente

Amanhã é dia do Meio Ambiente.
O que você faz para ajudar à preservar o meio ambiente?




Semana do Meio Ambiente

DICAS PARA PRESERVAR O MEIO AMBIENTE


Veja como ajudar o nosso planeta e 
Você sabe o que é o aquecimento global? É o aumento da temperatura da Terra. As principais conseqüências desse fenômeno são o aumento do nível do mar e a escassez de água potável, além de grandes enchentes e secas em vários lugares do mundo. Tudo isto coloca em risco a existência da vida no nosso planeta, inclusive a nossa.

O aquecimento global já acontece há algumas décadas, sendo provocado principalmente por todos nós no nosso dia-a-dia. Daí a importância de ajudarmos a diminuir os seus efeitos. Dicas para diminuir o aquecimento global e cuidar da natureza:

  • Substitua a lâmpada incandescente normal por uma fluorescente compacta (lfc);
  • Aproveite a claridade do sol, abrindo janelas, cortinas e persianas. É mais saudável e econômico;
  • Acenda a luz só quando precisar. E apague quando não houver ninguém no local;
  • Pinte a casa com cores claras. Parede escura não reflete luz.



  • Limpe ou troque os filtros de seu aquecedor e ar-condicionado.
  • Prefira eletrodomésticos novos e de baixo consumo de energia;
  • Desligue os aparelhos eletrônicos da tomada quando não estiverem sendo usados.



  • Ajuste a temperatura da geladeira entre 3 a 5ºC, evitando o acúmulo de gelo, e diminua as aberturas freqüentes de portas e por tempo prolongado;
  • Instale a geladeira e o freezer longe do fogão e dos raios solares;
  • E evite guardar comida ainda quente no refrigerador;
  • Nunca seque panos no motor da geladeira;
  • Mantenha a borracha de vedação da porta em bom estado;
  • Ligue a lavadora de louça apenas quando estiver com sua capacidade total preenchida e diminua a temperatura da lavagem.



  • Sempre que possível, dê preferência ao varal em vez de usar a secadora;
  • Use a máquina de lavar roupa com muitas peças, na capacidade máxima. E não exagere no sabão;
  • Não passe a roupa aos poucos, nem esqueça o ferro ligado;
  • Evite utilizar o ferro elétrico quando vários aparelhos estiverem ligados.



  • Não jogue o lixo em terrenos baldios ou em encostas;
  • Separe os lixos (vidro, papel, metal e plástico);
  • Compre, sempre que possível, bebidas com embalagens de vidros retornáveis e quando puder leve os vidros usados a um coletor de garrafas;
  • Procure reaproveitar melhor os legumes e frutas usando novas receitas;
  • Roupas, brinquedos, livros e jogos que você não usa mais podem ser reaproveitados por outros;
  • Latas e peças de metais sem utilização devem ser vendidas para os catadores ou ferro velho.



  • Os jardins e os gramados devem ser regados com moderação, pela manhã ou à noite;
  • Ajude a recuperar as áreas verdes, plante uma árvore.



  • Compre alimentos frescos em vez de congelados;
  • Coma menos carne vermelha;
  • O metano é o segundo gás que mais contribui com o efeito estufa, e um dos principais emissores desse gás é o gado. Sua dieta baseada em grama e seus estômagos múltiplos são responsáveis pela produção do metano que exalam a cada respiração.



  • Use menos água quente;
  • Dê preferência a banhos frios e tente limitar seus banhos a aproximadamente cinco minutos;
  • Durante o banho, procure fechar o chuveiro enquanto se ensaboa;
  • Mantenha a torneira fechada enquanto escova os dentes ou faz a barba;
  • Evite vazamento em torneiras, descargas, chuveiros, bóias de caixa-d' água e tubulações;
  • Em áreas sujeitas a secas, armazene água da chuva;
  • Aproveite o clima para economizar, evite lavar carro com mangueira.



  • Evite comprar móveis de madeira ou que não tenham a certificação do FSC (“selo verde” garante que a madeira foi extraída de forma legal e sem destruição
    das florestas primárias).



  • Deixe o carro na garagem. Caminhe, pedale, reveze carona e, sempre que possível, utilize o transporte público;
  • Desligue o motor nas pequenas paradas a partir dos 20 segundos;
  • Mantenha o motor de seu carro regulado;
  • Não exagere na utilização do ar-condicionado e dos sistemas de som de potência elevada;
  • Cheque a pressão de seus pneus toda semana.



  • Evite levar para casa embalagens plásticas e de papel que não serão novamente utilizadas;
  • Escreva nos dois lados do papel e use, sempre que puder, produtos feitos com papel reciclado;
  • Escolha produtos que tenham a opção de refil;
  • Use bolsa própria (lona ou pano) quando for às compras ou reutilize os sacos plásticos.



  • Instale o fogão num local protegido de correntes de ar.
  • Enquanto não estiver usando o fogão, deixe o registro do gás fechado;
  • Escolha panelas de fundo largo.
  • Tampe bem as panelas. O alimento fica pronto mais depressa
    e você gasta menos gás;
  • Use sempre as bocas maiores do fogão;
  • Não se esqueça de regular o fogão sempre que as chamas se tornarem amareladas e emitirem ruídos;
  • Se você usa chuveiro com aquecedor a gás, lembre-se também
    de não deixar o piloto do aquecedor instantâneo aceso o tempo todo.

Semana do Meio Ambiente

Dicas de preservação:
1. Não corte, nem pode árvores sem autorização. Poda drástica é PROIBIDA!!
2. Preserve a vegetação nativa. Não desmate! Não coloque fogo!
3. Não altere cursos d’água ou banhados, eles são protegidos por lei. Poços artesianos somente com autorização.
4. Não crie peixes sem licença. Nunca solte peixes nos rios, mesmo quando estiver bem intencionado.
5. Respeite os períodos de proibição da pesca.
6. Não compre, nem tenha animais silvestre em casa.
7. Não maltrate animais silvestres ou domésticos.
8. Separe o lixo em casa e no trabalho, e coloque na rua no dia da coleta seletiva em seu bairro.
9. Não jogue lixo no chão. Carregue-o até a lixeira mais próxima. Ensine às crianças dando exemplo.
10. Recicle ou reaprove tudo o que puder.
11. Reduza o consumo, especialmente do que não puder ser reaproveitando ou reciclado.
12. Mantenha seu veículo regulado e ande mais a pé.
13. Não contribua com a poluição sonora e/ou visual.
14. Use menos veneno em sua lavoura ou horta.
15. Não jogue óleos lubrificantes na sua rede de esgoto.
16. Não desperdice água. esse é um dos recusros mais importantes e frágeis do planeta: feche torneiras, conserte vazamentos, não use mangueiras para para lavar calçadas, aproveite água de chuva.
17. Não desperdice energia elétrica: desligue aparelhos, verifique sobrecargas, apague as luzes.
18. Ensine às crianças amor e respeito pela natureza.
19. Cuide da higiene e da sua saúde!
20. Evite jogar materiais não degradáveis (plásticos ou outros) no ambiente.
Vamos fazer a nossa parte!!!!
Até breve!!!

Amazônia é nossa!!!

Veja no link abaixo o artigo da revista Veja sobre a Floresta Amazônia
http://veja.abril.com.br/idade/exclusivo/perguntas_respostas/amazonia-internacional/index.shtml

SIMULAÇÃO


Os 5 Rs

OS 5 Rs

Quando se fala de resíduos sólidos, ou seja, de lixo, existem as dicas dos R’s. Alguns materiais falam em 3 R’s, outros em 4 e outros em 5 R’s, afinal qual utilizar?
Antes de decidir qual conceito de R’s se aplica ao seu caso, primeiro é necessário saber o que em geral eles querem dizer:

3 R’s: Reduzir, Reutilizar e Reciclar.
4 R’s: Reduzir, Reciclar, Reutilizar e Reintegrar.
5 R’s: Reduzir, Reutilizar, Reciclar, Repensar ( ou refletir) e Recusar.

O primeiro conceito inventado e atualmente é o mais utilizado é os 3 R’s.
O conceito de 4 R’s está ligado a gestão dos resíduos.

Os 4 R's: Reduzir, Reutilizar, Reciclar e Reintegrar.

Neste conceito de 4 R’s destacamos bem a diferença entre reciclar, reutilizar e reciclar:
Reciclar: Mandar o produto de volta para o processamento após sua utilização, exemplo: latinha de alumínio volta para a indústria de latinhas;
Reutilizar: Após o uso, reutilizar o produto para outro fim, exemplo: pegar um pote de vidro vazio e usar para guardar moedas;
Reintegrar: Reintegrar o produto a natureza, ou seja, transformá-lo novamente em um recurso natural, exemplo: compostagem de resíduos orgânicos para fazer húmus e adubo.

Já o conceito de 5 R’s foi adaptado para favorecer processos de Educação Ambiental, pois é um conceito mais prático e mais aplicável no nosso dia a dia como consumidores.
No seu dia a dia, pratique os 5 R’s: Reduzir, Reutilizar, Reciclar, Repensar e Recusar.

O primeiro passo é REDUZIR a quantidade de lixo que a gente produz.
Depois REUTILIZAR tudo que pudermos e RECICLAR.
REPENSAR nosso comportamento diário.
RECUSAR produtos que agridem a saúde a o meio ambiente também é colaborar com o processo de conservação.

Use criatividade!!Recicle!!!

Oi amigos
Visite esses links e veja como é fácil reciclar.
http://www.youtube.com/watch?v=Cgsv6n7VM6U&NR=1&feature=fvwp
http://www.youtube.com/watch?v=oOzmJMSd9so&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=ksnR9yPjd-E&feature=related

terça-feira, 24 de maio de 2011

Bem vindos ao nosso blog



Através deste blog,queremos sensibilizar a todos quanto à importância da preservação  do Meio Ambiente em nossa vida, nele vocês encontrarão sugestões, dicas, informações para a sustentabilidade do nosso Planeta.